Nesta segunda feira dia 15 de julho de 2024, as 10:00 horas, (horário do Acre), a CESB - Confederação do Elo Social Brasil, representada por seu Diretor Presidente Dr. Jomateleno dos Santos Teixeira, foi recebida em audiência pela Casa Civil do Estado do Acre.
A audiência tinha como pauta a liberação de áreas pelo INCRA, para implantação de Projetos do Elo Social, dentre eles o CSRP - Centro de Socialização, Ressocialização e Profissionalização, no Municipio de Cruzeiro do Sul, aonde se estará gerando 516 (quinhentos e dezesseis) empregos diretos, mais 1.000 (mil) indiretos.
Ocorre que no decorrer da reunião constatou-se que a pedido do Superintendente do INCRA, a necessidade de serem garantidas vagas de acolhimento no CSRP, para assentados em programas já implantados, que estão vivendo no momento, um verdadeiro surto de dependência alcoólica, e em consequência, abandonando as atividades propostas pelo Programa Nacional de Reforma Agrária.
Desta forma pactuou-se o agendamento em caráter de urgência de uma apresentação especifica na Superintendência do INCRA, no Estado do Acre, para as tratativas com relação ao numero de vagas a serem disponibilizadas para assentados e o que é ainda melhor, a possibilidade de replicarmos este modelo de unidade juntamente com o INCRA em outros Estados Brasileiros, já que, áreas de terras não são problema.
Além do fato novo acima referendado, ficou a Casa Civil, encarregada de selecionar pelo menos 40 (quarenta), servidores públicos, lotados no setor de qualificação de lideres comunitários para, participarem no dia 18 de julho de 2024, de um Curso de Agente do Mérito do Elo Social a ser ministrado pelo Dr. Jomateleno dos Santos Teixeira, aproveitando que o mesmo, ainda se encontra no Estado.
O curso para especifico para servidores públicos, ao ver de Jomateleno, será de vital importância para implantação dos projetos no Estado, visto que, o processo seletivo já inicio no dia 13/07/2024 e terá continuidade no dia 16/07/2024, no Municipio de Cruzeiro do Sul e o nível dos candidatos esta muito abaixo do que se esperava.
Em um horizonte de quase 5.000 (cinco mil) acreanos inscritos, apenas 845 (oitocentos e quarenta e cinco) avançaram para próxima fase do processo seletivo, que demonstra grande falta de cognição e de desejo de aprendizagem.
TiTANIO valente ,te admiro sempre