top of page

Usinas de reciclagem de lixo em SP operam abaixo da capacidade


As duas usinas da capital SP podem receber 12 mil toneladas de material reciclado por mês, mas só recebem 4 mil. A coleta seletiva de lixo não chega a 30% das ruas da capital.



A capital paulista tem duas usinas modernas de reciclagem de lixo, que atuam no programa de reciclagem de São Paulo, mas elas operam abaixo da capacidade que possuem. Para piorar, a grande parte do material que chega às usinas não pode ser reciclado.


Boa parte do materiais que chegam nas usinas não pode ser reciclado, isso já reduz bastante a produtividade das usinas. Ambas podem receber até 12 mil toneladas de materiais reciclados por mês, mas atualmente recebem em média 4 mil toneladas, valor que não representa nem a metade da capacidade.


Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais e da Prefeitura da Capital, são 12 mil toneladas coletadas por dia e apenas 360 toneladas são recicladas, ou seja apenas 3% do total de todo material entregue a essas usinas.


Um condomínio na região do Ipiranga - zona sul de São Paulo, contratou um Instituto para ensinar aos funcionários e moradores como realizar a reciclagem, com lixeiras estrategicamente posicionadas, com tamanho proporcional à necessidade, para não faltar espaço para o descarte correto, e também uma comunicação visual diferenciada. Esse material é repassado para as cooperativas constituídas por ex-moradores de rua que separam todo o lixo recebido. As cooperativas recebem 90 mil mensais por todo material recolhido.


No condomínio cerca de 30% das famílias são imigrantes chineses, pensando nisso, existe informações sobre os materiais que podem ser reciclados em português e traduzidos em mandarim.

Dados divulgados pelo Bom Dia SP, em que a coleta seletiva de lixo reciclável não chega a 30% das ruas da cidade de São Paulo, quase um terço do total.


Uma alternativa para os moradores de regiões que não há coleta é levar o lixo a um dos 102 ecopontos ou 1.500 lixeiras de entrega voluntária que ficam próximos de metros, terminais de ônibus e parques.


Em nota, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) afirmou que trabalha em um projeto para aumentar a área de cobertura do serviço para todas as ruas da cidade, mas não deu um prazo para que isso ocorra.

Mas enquanto a prefeitura de SÃO PAULO procura alternativas para essa situação O PROGRAMA LIXO ZERO SOCIAL DEZ, está a todo vapor e já tem a solução para resolver 100% o problema do lixo no Brasil!

A prefeitura de São Paulo trabalha para aumentar as áreas de cobertura do serviço e em contrapartida a Confederação do Elo Social do Brasil (CESB), Grupo Iner e o Instituto Iner, apresentou soluções viáveis e legais com o Programa Lixo Zero Social Dez, que já vêm em construção a mais de 3 anos e nessa última sexta-feira dia 22 de março de 2019, foi apresentado pessoalmente a representantes da cúpula do Governo Federal.


O Senhor Jomateleno dos Santos Teixeira - Presidente da Confederação do Elo Social do Brasil e a diretora Nacional a Sra. Cida Gracietti, reuniram-se ainda com os profissionais para elaborarem os Business Plan das vendas das Usinas INER para tratamento dos resíduos sólidos.


Na mesma oportunidade o presidente explicou a todos os presentes sobre o Grupo INER, o Elo Social, as Usinas e como será feito todo o atendimento nos prédios do Social do Cidadão, a criação e aprovação da Delegacia Social, projeto exclusivo do Elo Social do Brasil.


Nessa reunião foi explanada também sobre os benefícios de como as Usinas vão solucionar a destinação adequada do lixo no Brasil, a geração de energia, a necessidade de restauração de móveis, projeto do Grupo INER em parceria com o SINDETAP – Sindicato Nacional dos Decoradores e Tapeceiros. Foram discutidos também sobre o problema do descarte irregular de veículos automotores, bem como a correta destinação e uso consciente do Lixo Hospitalar e outros assuntos pertinentes ao tema.


Enfim, o programa além de findar com o lixo, beneficiará muitas famílias, a geração de novos postos de trabalho e resolver 100% o problema do lixo no Brasil. Quer saber mais? Acesse: https://www.socialdocidadao.org.br/


A conscientização de todos será fundamental para que juntos possamos cuidar com responsabilidade do nosso meio ambiente. AVANTE BRASIL!


20 visualizações0 comentário
bottom of page