top of page

RECICLAR VEÍCULOS PROVIDÊNCIA URGENTE E O SISTEMA INER TÊM A SOLUÇÃO COM O PROGRAMA DESMANCHE-CAR

Segundo pesquisas no país existe atualmente cerca de 45 milhões de veículos com média de 10 anos de uso e a cada veículo que sai de circulação apenas 1,5% são reciclados. E que alguns anos grande parte desses automóveis será substituídos por milhões de outros modelos.

Se tornando um grande problema para o governo e custando oito bilhões por ano, pois grande parte se torna resíduos e descartados em ferros-velhos e aterros sanitários.

De acordo com Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em um relatório de 2017, analisaram como sendo mais um fator de poluição ao meio ambiente e contaminação do solo.

“A reciclagem e o reuso de peças automotivas são vistos como as melhores soluções para reduzir a quantidade de resíduos oriundos de automóveis abandonados em ferros-velhos e aterros sanitários e tornar mais sustentável o ciclo de vida do veículo. Sua composição leva em média 18% de plástico, 7% de borracha, 55% de metais e 20% de outros materiais. Sendo assim, grande parte dos materiais pode ser reciclada, e os que não passam por esse processo podem ser reutilizados em novos modelos fabricados”.

Na Europa cerca de 85% dos automóveis que circulam no continente têm como destino a reciclagem e as peças reutilizadas.

COMO FUNCIONA DESMANCHE DE CARROS NOS EUA. PORQUE NO BRASIL NÃO É ASSIM?

No Brasil o cenário é bem diferente, pois segundo estatísticas 98,5% da frota que chega ao final do seu ciclo de vida aqui termina em depósitos e desmanches, (ferros-velhos) e apenas 1,5% de cada veículo que sai de circulação tem um destino mais sustentável”.


BENEFÍCIOS PALPÁVEIS

Em relação aos benefícios da reciclagem segundo pesquisadores “o uso de peças recicladas e reutilizadas sai a um custo muito menor beneficiando as indústrias automobilísticas, a reduzir os impactos ambientais e também a não precisar fazer a exploração de matéria-prima, “um dos fatores que encarecem a produção de novos modelos”.


“A falta de um programa de reciclagem veicular, de leis mais duras para combater o descarte inadequado e que permitam mais agilidade na reciclagem de veículos já fora de uso, deixa o Brasil muito atrasado na questão da sustentabilidade do ciclo dos veículos. Para que vejamos aqui o que já acontece na Europa, por exemplo, seriam necessárias medidas governamentais para estimular a população a doar seus veículos velhos para a reciclagem com algum tipo de incentivo, além de parcerias com empresas do setor para desenvolver esse processo”.


No ano de 2010 “o Detran do Rio Grande do Sul iniciou um projeto pioneiro no país com a reciclagem de carros a fim de reduzir o impacto ambiental causado pelos veículos parados nos depósitos e impedir o uso e comercialização ilegal de peças”.




A lei de desmanche em São Paulo entrou em vigor com a lei 12.977/14, “com o objetivo de combater o desmanche ilegal, o comércio de peças usadas sem origem comprovada, regular o processo de desmontagem e o de reciclagem de metais. Essa é uma medida muito importante para colaborar com o ciclo de vida sustentável dos automóveis, uma vez que o roubo, o desmanche e a comercialização de peças ilegais são fatores que dificultam atitudes mais sustentáveis por parte da indústria automotiva”.


Com base na lei 12.305/10 o Grupo Iner em conjunto com a sua consultoria, e em parceria com a Confederação Elo Social Brasil, desenvolveram o Programa “Lixo 0 Social 10” que inclui também a COOPERINER – Cooperativa de Resíduos Sólidos Volumosos e o Desmanche Car.


PRINCIPAIS OBJETIVOS da COOPERINER:

  • Será o tratamento dos resíduos sólidos volumosos (sofás, poltronas, cadeiras, móveis, etc...;

  • Aproveitamento de material para fazer a logística reversa através de restaurações;

  • Empregará toda a mão de obra dos catadores de lixo da região;

  • Todos os catadores serão cadastrados e aproveitados;

  • Todos os produtos desenvolvidos na cooperativa serão vendidos e o lucro dividido entre os cooperados;

  • Material excedente e restos serão enviados para os CTTs e Usinas;

  • Serão preparados com diversos cursos com a finalidade de: Profissionalização e preparação para a função de tapeceiro;

  • Formar a cooperativa com 40 cooperados;

  • Emprego via CLT para os não cooperados;

  • Curso de cooperativismo e empreendedorismo através do Sebrae;

  • Mão de obra para trabalhar nas Usinas do Grupo Iner”.


PROGRAMA DESMANCHE CAR


Tendo como intuito a implantação do sistema de logística reversa para todo o tipo de veículo com mais de 20 anos.

Transformação de toda a sucata em aço e ferro reaproveitado novamente na indústria gerando riqueza;

Resolver problemas do abandono de carros velhos, ou perda total, e ou sucateados que só geram despesas;

Rejeitos serão triturados e encaminhados para a usina de compostagem transformando em briquetes;


Acabar com o desperdício de carros que hoje estão lotados em ferros velhos, estacionamentos e pátios;

Melhorar a saúde e meio ambiente, tendo em vista que não teremos mais carros abandonados.

Total de 54 Unidades distribuídas em todo o território nacional;

Geração de 2.160 empregos diretos;

Atender a lei de resíduos sólidos 12.305/2010;

Melhorar a arrecadação dos municípios, geração de impostos;

Programas para retirar os carros velhos do mercado com incentivo da indústria automobilística;

Parcerias com empresas automobilísticas para fomentar a compra de carros novos com entrada de carros velhos.


ESTRUTURA, OBJETIVOS E RESPONSABILIDADES.


O Centro de Operações Iner (COI) atua com a equipe de engenharia da empresa CADBIM - Consultoria e projetos integrados, situada na cidade de São Paulo , onde foram desenvolvidos os projetos executivos de engenharia, modelos virtuais 3D, além de Gerenciamento Online Iner”.


Com o objetivo de contribuir para a implementação da Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), através de instituições, empresas e cidadãos realmente comprometidos com uma política social mais justa, responsável e sustentável. - INER: Empresa de capital privado, criado por uma instituição social, que uniu aos seus objetivos as maiores empresas em seus segmentos para implantação do projeto “Lixo Zero Social 10”.


Segundo especialistas o Grupo INER "fará a gestão completa desde o início até a entrega das chaves aos empresários e investidores, após a entrega estará ajudando na gestão e também na manutenção das usinas em todo o Território Nacional. CENTRO DE OPERAÇÕES INER-COI: Sistema de Gestão para controle de todas as operações do Grupo INER, com facilidades e disponibilidade de acompanhamento via Tablet e Celulares, o gerenciamento das obras e projetos complementares".


Enfim, com o Programa "Lixo 0 Social 10", como podemos ver todos serão beneficiados e com retorno garantido (lucro), o desenvolvimentos econômico dessas regiões, a geração de novos postos de trabalho, as famílias que serão atendidas nos prédios construídos “Social do Cidadão”, e o meio ambiente que será preservado, pois segundo o Grupo Iner e a CESB são:


Ecologicamente Correto - Socialmente Integrado e Economicamente Viável! “Adiante e Avante”.

Para mais informações acesse os sites e os links:


Fonte:


Texto elaborado por Nagma - REGIONAL ABCDM -SP

Revisão: Equipe Elo Social -SP

46 visualizações0 comentário
bottom of page