top of page

DESCARTE ILEGAL DO LIXO


O descarte ilegal de lixo em todo o país é um problema que preocupa toda a sociedade brasileira, bem como as autoridades. Em matéria realizada pela rede Globo de televisão, foi entrevistado o secretário de serviços gerais da cidade de Ribeirão Preto interior de São Paulo, Senhor Ulisses Ramalho, informando que a fiscalização através dos agentes da prefeitura, muitas vezes, torna-se perigosa, pois flagram a ação do descarte ilegal feita pela própria população e, por tentar intervir correram riscos de ser agredidos. Com isso, a prefeitura contratou o monitoramento através de drones, o que tornou-se mais fácil flagrar as pessoas que efetuam o descarte ilegal, pois não percebem que estão sendo filmados porque os drones voam a 20 metros de altitude.


Nessa fase inicial a prefeitura contratou 15 horas de voo por cerca de R$ 8.000,00 (oito mil reais), com metade desse tempo o equipamento fez 20 flagrantes. Muitas pessoas foram notificadas através das placas dos carros, por descartarem sofás, camas, entre outros objetos e se em 24 horas não retornarem ao local do descarte para efetuar a limpeza receberá uma multa de até R$ 5.775,00 (cinco mil setecentos e setenta e cinco reais).


Na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo há limpeza, contudo a população continua a fazer o descarte ilegal. Com isso a cidade vem sofrendo com a infestação de escorpiões, bem como uma epidemia de dengue com mais de 8.000 casos. A prefeitura informa que só no ano de 2018 recolheu 25 mil toneladas de lixo nesses pontos de descarte ilegal, e esse ano até agora já foram quase 11 mil toneladas. Esta cidade está pensando na ideia de contratar os serviços de drones.


O Projeto Elo Social veio para transformar e melhorar a vida de todos, pois com o projeto além de educar a população, não acarretará prejuízos para a máquina pública, mudando aos poucos todo o País.


Texto: Criado por Sonara Saldanha

Ideia Central e Imagens: Rede Globo de Televisão

Revisão e Edição: Web Elo Social Acre

4 visualizações0 comentário
bottom of page