top of page

Com paralisia do governo federal, estados têm colcha de retalhos nas regras para logística reversa


Depois de quase dez anos da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Brasil ainda engatinha na implementação da 'logística reversa', que são as ações para recuperar o que é descartado pelos consumidores. Sem liderança do governo federal, cada estado adotou uma estratégia diferente. Em São Paulo e no Paraná, o governo cobra das empresas. No Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Sul, foi o Ministério Público quem tomou a dianteira. No Ceará, a fatura deve vir das prefeituras. O Rio está a um passo de definir as diretrizes, numa negociação entre governo e indústria.


Mar, água salgada, vida marinha... e plástico.


Uma combinação que tem despertado preocupação no mundo todo, mas especialmente no Brasil, onde mais de 30 mil toneladas de plástico são descartadas todos os dias, levando o país à posição de quarto maior produtor desse tipo de lixo nas contas da WWF.


Realidade que já poderia ter mudado. Isso se o país tivesse cumprido o que diz a Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei que completa dez anos em 2020.


Basicamente, a idéia é que empresas recolham pelo menos parte daquilo que produzem, como embalagens e produtos velhos.


Só que sem a liderança do governo federal, cada estado tem feito isso com regras próprias.


Essa colcha de retalhos é criticada pelo arquiteto Carlos Henrique Oliveira, consultor em resíduos sólidos que ajudou a criar a lei.


"Se você não tem uma estrutura em que todo mundo consiga enxergar como é que vai ser implementado o sistema de logística reversa, o estado vai legislar de acordo com a cabeça dele ou os interesses dele e não seguindo uma lógica de implementação nacional, de você estabelecer de fato fluxos de resíduos", argumenta ele. Mas de quem é a culpa por isso? Ele responde: "de todo mundo, mas acho que principalmente do Ministério do Meio Ambiente que não teve a força política para implementar as regras".

O Rio de Janeiro está a um passo de definir o plano nessa área, que é chamada de logística reversa, já que os fabricantes atuam no pós-consumo, recuperando o que foi descartado.


Órgãos ambientais estão em contato com a federação das indústrias fluminenses, a Firjan, pra montar as regras. O prazo de 180 dias pra criar as diretrizes está vencendo.

Em São Paulo, o governo tomou a dianteira. Uma decisão de 2015 estabeleceu que as empresas que não tem plano pra logística reversa não podem renovar a licença de funcionamento. Em fevereiro, a companhia ambiental do estado começou a pedir os planos pra cada uma delas. A presidente da Cetesb, Patrícia Iglesias, contou que eles já encontraram problemas.


"As empresas tinham um prazo pra entregar esse plano. Elas entregaram. Agora, nós estamos avaliando os planos e nos casos que a gente entender que não está 'ok' a gente chama as empresas pra discutir esse planejamento. Mas veja, a ideia não é chegar simplesmente para as empresas e falar 'olha, seu plano não foi aceito'. A ideia é chamar as empresas pra fazer as correções devidas", diz.


Pra por o plano em prática, a Cetesb assinou termos de compromisso com associações que compreendem mais de duas mil empresas, a mesma estratégia adotada pelo Paraná.


No Ceará, o governo tem apoiado os municípios em planos regionais de coleta seletiva. As prefeituras vão estimar os custos pra cobrar das empresas, como prevê a política nacional.


Em outros estados, como o Rio Grande do Sul e o Mato Grosso do Sul, quem tomou a frente foi o Ministério Público. A promotora de justiça Luz Marina Pinheiro foi uma das responsáveis por puxar as rédeas e forçar as empresas a se adequarem. Pra ela, o governo estadual foi omisso. Por isso, eles entraram com mais de cem ações contra empresas fora dos padrões.

"Fomos fazendo reuniões, reuniões, insistindo em muitas reuniões, inúmeras reuniões, incontáveis reuniões... e muito se avançou. Foram firmados grandes e importantes termos de cooperação ambiental em nível estadual. Há muito ainda pra caminhar, isso é indiscutível. Várias ações judiciais foram propostas pelas promotorias de justiça no interior do nosso estado, nessa temática, mais de 100 ações. E em virtude dessas ações, essas associações e empresas passaram a nos procurar", conta a promotora.


O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, explicou que entende as particularidades de cada estado e elas justificam essas diferenças nas regras. O governo Bolsonaro decidiu liberar R$ 750 milhões em financiamentos, possivelmente do BNDES, para tirar do papel propostas de parcerias entre prefeituras e indústrias pra melhorar o destino do lixo, um desdobramento do programa Lixão Zero, lançado na terça-feira. A linha de crédito deve interessar prefeituras de cidades que procuraram ajuda como Paço do Lumiar, no Maranhão, e São Manoel, em São Paulo.

"Justamente pra ajudar os municípios que têm mais dificuldades em estruturar soluções concretas. O ministério não vai pagar para elaboração de projetos nem estudos. O ministério vai fornecer linhas de recursos, de financiamentos e investimentos para ações concretas que os municípios e as empresas se alinhem pra fazer. Então é uma mudança de comportamento", diz ele.


Se os governos não conseguiram se articular, a indústria soube se unir. Acordos de diferentes setores foram firmados, juntando produtores de eletrônicos, de vidro, indústrias farmacêuticas ou da área de varejo, por exemplo. Um desses grupos é o Cempre, Compromisso Empresarial para a Reciclagem, que junta gigantes como Danone, Nestlé, Unilever, Ambev, BRF, Coca Cola e MC Donalds.


O grupo participou da primeira fase da política de resíduos, que tinha como objetivo aumentar a logística reversa em 12 centros urbanos brasileiros. A segunda fase ampliaria isso. Só que, do fim de 2017 pra cá, nada aconteceu.

O diretor executivo do Cempre, André Vilhena, culpa o governo federal, diz que as empresas estão, sim, dispostas a avançar, mas sugere que em vez de punições, elas possam ganhar bonificações.


"É importante que haja uma premiação, né? Porque nós não podemos falar apenas do poluidor pagador, que geralmente é objeto das discussões mais acaloradas, mas temos que falar também do protetor recebedor, como é possível criar um ambiente de favorecimento para aquelas empresas que avançam nessa direção", defende. "Olha, pode ser [um incentivo fiscal], é uma questão a ser avaliada porque nós sabemos que hoje falar em incentivo é algo bastante difícil, mas há espaço pra se trabalhar a desoneração", completa.


Enquanto parte dos governos ignora a logística reversa, animais pagam a conta.

A WWF enumerou 240 espécies que já consumiram algum tipo de plástico e 270 que já se enroscaram com esse tipo de lixo.

Isso acontece frequentemente com espécies como as tartarugas verde, de couro e cabeçuda, as toinhas, peixes e golfinhos.


Quem faz o alerta é a Diretora de Engajamento da ONG, Gabriela Yamaguchi.

Para ela uma das soluções seria reduzir o uso de itens como o plástico na produção de embalagens, que é o que a indústria fez voluntariamente com o sal e o açúcar e o que tem acontecido em países como Índia e Indonésia. Mas existe algum movimento nesse sentido?


"Não, não tem. Hoje os acordos setoriais não são suficientes nem de perto pra reduzir o problema. Eles mal tocam a superfície desse iceberg gigante que é a produção de tanto lixo na nossa sociedade. A gente não pode só coletar e reciclar e colocar toda a expectativa de solução no que a gente chama de pós-consumo", diz ela.


Muito além da proteção ao meio ambiente, colocar a logística reversa em prática seria um incentivo à chamada economia circular, com a geração maciça de empregos.

Os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento apontam que de todo o lixo que o Brasil produz, mais de 22 milhões de toneladas poderiam ir à reciclagem. Na prática, cada cooperado de um centro de reciclagem consegue processar até 200 quilos de material por dia. O que poderia significar uma geração de mais de um milhão de novos empregos na triagem do lixo, se fosse ampliada a capacidade brasileira de recolher o que joga fora.


Enquanto os estados e o Governo Federal não se entendem e não criam uma solução conjunta para a solução do crônico e secular problema, o Grupo Iner encontra-se anos luz à frente, trazendo, com competência, seriedade, tecnologia e planejamento, as respostas de que o país precisa e carece.


O GRUPO INER foi constituído com o objetivo de contribuir para a implementação da Lei 12.305/2010 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos(PNRS) através de instituições, empresas e cidadãos realmente comprometidos com uma política social mais justa,responsável e sustentável. O consórcio empresarial INER, foi criado com o objetivo de viabilizar a nível nacional a implantação do Sistema INER de resíduos sólidos, através do programa denominado “Lixo Zero Social 10“.


Serão construídos em todo os estados os chamados CTF´s – Centro de Transformação Final dos resíduos sólidos a serem implantados em áreas para abrigar todas as plantas das unidades denominadas: (UIH – Unidade Incineração Hospitalar, UCA – Unidade de Cremação de Animais, UBA – Unidade de Beneficiamento de Alumínio, UPA – Unidade de Produção de Adubos, UPB – Unidade de Produção de Briquetes, UTV – Unidade de Transformação de Vidros, UGE – Unidade de Geração de Energia, UPP – Unidade de Processamento de Pneus e UPE – Unidade de Processamento de Eletrônicos); uma para cada grupo de CTTs atendendo de acordo com logística e população da Regional;e os CTT´s - Centro de Trasbordo e Triagem (Linha Única e Linha Dupla), uma a cada grupo de 100/200 mil habitantes.


SOLUÇÕES QUE VIABILIZAM O PROJETO:


Atendimento a Lei 12.305/2010 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Projeto de iniciativa privada com objetivos também sociais; Transformar o lixo em riquezas a serem exploradas pela iniciativa privada; Equipe preparada com documentações, licenciamentos para atender as legislações vigentes; Logística Integrada e interligada entre todos os CTTs e Usinas de Compostagem; Todos os prédios são padrões em todo o Brasil (projeto único, fabricantes padronizado); Fechamento de todos os lixões e aterros sanitários atendendo a lei 12.305/2010.


DIFERENCIAIS dos CTTs e dos CTF´S:


Política reversa e reaproveitamento de 100% do lixo ; O orgânico também será transformado em riqueza; Maiores oportunidades e lucratividade para o empresário; Desenvolvimento da região com emprego de mão de obra e geração de impostos; Meta de preço → o preço próximo do custo; Facilidade de expansão para 200 toneladas dia (CTT Linha Dupla ou dobrando o turno); geração de empregos e direitos aos catadores e a quem vive do lixo; A cada CTT Centro de Triagem e Transbordo , será doado um Prédio Social; Um Prédio Seccional a cada 2.000.000 habitantes para administrar os Prédios Sociais; Acabar com todos os lixões ilegais e aterros sanitários, atendendo a Lei 12.305/2010. Modelo totalmente adaptado para a realidade e ao mercado Nacional; Única forma e opção viável que atende 100% do problema do lixo; Investimentos feitos pela iniciativa privada; Logística própria fácil e inteligente que viabiliza o retorno financeiro; Gestão de manutenção em todo o território Nacional; Ampliar o mercado com opções e oferta de produtos gerados pelo lixo; Padrão de construção igual em todo o território Nacional; Padrão de equipamentos, materiais e fornecedores para todo o Brasil.


COOPERINER – COOPERATIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS VOLUMOSOS:


Serão preparados com diversos cursos com a finalidade de: Profissionalização e preparação para a função de tapeceiro; Formar a cooperativa com 40 cooperados; Emprego via CLT para os não cooperados; Curso de cooperativismo e empreendedorismo através do Sebrae; Mão de obra para trabalhar nas Usinas do Grupo Iner. Apoio: Sindetap – Sindicato Nacional dos Decoradores e Tapeceiros, Confederação do Elo Social Brasil, Instituto Iner.


Objetivos: Tratamento dos resíduos sólidos volumosos (sofás, poltronas, cadeiras, móveis, etc...); Aproveitamento de material para fazer a logística reversa através de restaurações; Empregará toda a mão de obra dos catadores de lixo da região; Todos os catadores serão cadastrados e aproveitados; Todos os produtos desenvolvidos na cooperativa serão vendidos e o lucro dividido entre os cooperados; Material excedente e restos serão enviados para os CTTs e CTFs; Serão preparados com diversos cursos com a finalidade de: Profissionalização e preparação para a função de tapeceiro; Formar a cooperativa com 40 cooperados; Emprego via CLT para os não cooperados; Curso de cooperativismo e empreendedorismo através do Sebrae; Mão de obra para trabalhar nas Usinas do Grupo Iner.


RESULTADOS ESPERADOS:


Resolver de vez o problema do lixo no Brasil e dar soluções a outros países. Diminuir os índices de criminalidade; Ajudando o Meio Ambiente iremos melhorar a qualidade de vida da população; Diminuir sensivelmente os problemas de saúde causado pela má gestão do lixo hoje existente, melhorando a qualidade do ar, da terra e da água; Acabar com o trabalho escravo dos catadores dando dignidade na profissão, não tendo mais que puxar carrinhos para captação do lixo; Fornecer cursos de aperfeiçoamento e profissional; Colocar os mesmos no mercado de trabalho formal através da CLT, Cooperativas e Empreendedorismo; Mão de obra especializada com o reconhecimento perante a sociedade, dando oportunidades de crescimento pessoal e profissional, garantindo a todos os direitos trabalhistas; Solucionar a destinação correta de 100% do lixo acabando com os lixões e aterros sanitários no Brasil; Gerar lucros aos investidores e acionistas além de potencializar as oportunidades de negócios, fortalecendo também as empresas terceirizadas; Melhorar a educação, cidadania e nível de consciência da população através das ações tomadas pelo trabalho desenvolvido pelos prédios sociais, trabalhando a família como objetivo principal.


As sementes da mudança estão sendo plantadas, para que as gerações futuras possam colher uma sociedade mais justa e com melhorias significativas na qualidade de vida.


Edição: Lauro Carneiro - Elo Social Pará

Revisão e Adaptação: Web Elo Social Acre

4 visualizações0 comentário
bottom of page