Cemitério de Eletrônicos na Africa e "Guerra" ao Canadá por causa de lixo



No oeste da capital de Gana, Acra, em um grande lixão, pequenas fogueiras queimam pilhas de velhos computadores, telas de TVs e laptops, lançando uma negra e espessa fumaça. Ao redor delas, catadores recolhem placas-mãe, metais valiosos e fios de cobre, queimando pelo caminho as capas de plástico, enchendo o ar de substâncias tóxicas.


Trata-se de um dos maiores “cemitérios de eletrônicos” do mundo, e um dos locais mais poluídos do planeta.


A cada ano centenas de milhares de toneladas de lixo eletrônico vindos da Europa e da América do Norte encontram neste espaço seu destino final, no qual têm seus metais valiosos extirpados em uma forma rudimentar de reciclagem.


Isso é apenas um reflexo do que ocorre em varias partes do mundo, a vários anos os países desenvolvidos vem enviando toneladas de lixo a países em desenvolvimento ou países pobres, na tentativa de se eximir do ônus da reciclagem dos resíduos sólidos.



Ainda sobre esse cenário, uma "Guerra do Lixo" pode estar começando, nos últimos dias, o Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ameaçou entrar em guerra com o Canadá, caso o país não retire todo o lixo que uma empresa privada enviou para Manila durante vários anos.


Uma guerra diplomática já foi declarada, o motivo são mais de 2.000 toneladas de lixo enviados a Filipinas pelo Canadá. O presidente Filipino exige que o país norte americano recolha todos os resíduos sólidos.



"Vou dar um aviso ao Canadá, provavelmente na próxima semana, de que é melhor retirarem o lixo", disse Duterte na terça-feira, citado pela CNN.
"Irei declarar-lhes guerra", assegurou.

Diante desse cenário de guerra e de poluição, o ELO SOCIAL ÁFRICA e o SISTEMA INER DE RESÍDUOS SÓLIDOS vai atuar no continente africano, em 54 países afim de dar destino correto aos resíduos dos países do continente africano e levando responsabilidade social e cidadania para a população para que em um futuro próximo, os catadores que queimam, poluem e se intoxicam, possam trabalhar com salários dignos e sem riscos a si mesmo e ao meio ambiente.



Fontes:

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160109_lixao_eletronicos_ab

https://www.tsf.pt/internacional/interior/filipinas-vai-declarar-guerra-ao-canada-por-causa-da-reciclagem-10828148.html

Texto adaptado por Web Elo Social Acre.

21 visualizações

Diretoria de Implantação de Projeto:

Rua Cecília Bonilha nº 145, São Paulo - Capital - (Sede Própria) Telefone: +55 (11) 3991-9919 Todos os Direitos Reservados​ © 2018

"Movimento Passando o Brasil a Limpo"